martes, 17 de marzo de 2020




NÍVEL 4 – SAN  LUIS – 17/ 03/ 2020
PROF.A: CLAUDIA GAGLIARDI

Boa tarde Pessoal!!! Como vão vocês?

A gente hoje vai trabalhar com a Unidade 5 do livro, Brasil Intercultural, nesse texto temos a letra da canção “Estudo Errado” de  Gabriel, O Pensador, nas páginas 72-73 e depois vai fazer os exercícios da página 74. 

Espero aproveitem da leitura e da canção deixo o link


Unidade 5

BLOC01 –
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. Paulo Freire

Ouca a cancão a seguir e, depois, responda as perguntas propostas.

https://youtu.be/oKEAh448nSk

Estudo Errado

Eu tó aqui. Pra qué?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tó tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu noã fiz o dever
A professora já tá de marcacão porque sempre me pega
Disfamando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E guando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude
Mas meus país só querem que eu "vá pra aula!"e "estude!"
Entáo dessa vez eu vou estudar até decorar, cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixarficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rúa é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflacão
- Ué não te ensinaram?
- Nao. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eufico pu..
Tó cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!)
Ento eufui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Náo errei nenhuma questáo
Náo aprendí nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendí, amanhá eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendí

Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequéncias só decoro os fatos
Desse jeito até historia fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porquê" é o segredo
Então quando eu não entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente praficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é urna coisa boa

O problema é que sem motivacáo a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ignorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem sala da minha cama (Ah, deixa
dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste !!
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Nao me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tenia solitaria.
Nao me faça decoraras capitanías hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tó feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não aguentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecía!)
Ih... Sujou (Hein?)
O inspetor!
(Acá bou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso, mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saida
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles nao lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Refrão
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio
Onde a ganância, a exploração e a indiferença sao os sócios
Ouem devia lucrar só é prejudicado
Assim voces vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tó de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...
Juquinha vocé táfalando demais, assim eu vou ter que Ihe
deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora se nao eu perco o meu emprego.

1) Compreensão de texto:   
        

Depois de ter lido o texto da canção “Estudo Errado”, responda as seguintes questões:  

1.      Que relação você estabelece entre o nome da canção e sua letra? Que partes dela justificam sua resposta?

2.      De acordo com a letra da canção, o que devemos esperar da escola?

3.      Quais os motivos que levam o retratado na canção a estudar? Justifique.

4.      Em sua opinião, a realidade da educação descrita em “Estudo Errado” pode ser considerada atual? Por quê?

5.      Você acredita que essa situação pode ser observada tanto em escolas públicas quanto em privado? Justifique.

6.      Ao longo de sua vida você se sentiu, alguma vez, como o personagem da música? Explique.

7.      A seguir há algumas expressões que são usadas em português e que geralmente são associadas a estudo.

Tente associar as seguintes expressões idiomáticas ao seu significado, e, depois, veja se você tem no seu idioma um equivalente e qual seria.  Escreva em espanhol quais são.

a) Queimar                        .....   Fazer alguma coisa com facilidade.
b) Erro crasso                   .....   Ter boa memória, lembrar-se de tudo.
c) Memória de elefante    .....    Não entender nada.
d) Tirar de letra               .....    Estudar muito.
e) Acertar em cheio        ......    Cometer uma falta terrível.
f) Não entender patavinas ..... Acertar algo com precisão. 


2) De acordo com o contexto em que são usadas, dê equivalências às seguintes palavras. 

a) Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) A professora já está de marcação porque sempre me pega disfarçando, espiando, colando, toda prova dos colegas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

e) E sei que o estudo é uma coisa boa, o problema é que sem motivação a gente enjoa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
f) O sistema bota um monte de abobrinha no programa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------




3 comentarios: